Viagem ao Brasil: Diz adeus (dias 6, 7 e 8) / Trip to Brazil: Say Goodbye (days 6,7 and 8)

Olá a todos.

Vou finalmente acabar o meu conto da minha viagem ao Brasil. Depois disto podemos avançar com outros temas, só para ser diferente claro. Decidi juntar os últimos três dias no Brasil, pois estão inter-relacionados.

O dia 6, 13 de Dezembro de 2015, foi um domingo altamente devo dizer. O pessoal da Capoeira, não faço ideia de quanto éramos, juntou-se todo para um churrasco ao ar livre em cada do mestre. O povo começou a chegar por volta do meio-dia, o Lucas e eu fomos os primeiros, e começaram a ir embora às 11 da noite. Portanto, quase 12 horas de pura diversão. Para começar, conheci um Capoeirista português, a viver no Brasil, de visita a São Paulo naquele fim-de-semana. Melhor ainda, conheci uma capoeirista portuguesa a trabalhar no Brasil durante 4 meses, e quase a voltar para Amesterdão. Mundo pequeno!

Depois espalhei alegria e satisfação por quem experimentasse o vinho que eu trouxe. Não é surpresa para ninguém que o vinho desapareceu à velocidade de luz, o que só quer dizer que era bom. Prometi trazer mais no próximo ano. Ah pois é, eu vou ao Brasil outra vez em Dezembro!

Tive a oportunidade de experimentar uma espécie de salada, cujo nome infelizmente não me lembro – lembrei-me agora: vinagrete -, e fiquei viciada até não conseguir comer mais. Ficava absolutamente delicioso com pão. É algo maravilhoso para quem não quer saber da gordura corporal.

No meio daquilo tudo não me posso esquecer de mencionar a cerveja. Muita, mas muita cerveja. Eu estou a falar de vários barris cheios de gelo e cerveja a rebentarem pelas costuras. O sol estava bem alto a dar sensação de muito calor e a cerveja fazia toda a diferença.

Um dos nossos, o Toli, dedicou o tempo dele no churrasco a cozinhar salsichas e vários tipos de carne. Não sei o que é que ele pôs na comida, mas sempre que alguma coisa ficava pronta, o pessoal ia todo a correr, pois a carne estava tenra, saborosa e deliciosa. Como podem ver estávamos todos muitos bem alimentados.

Durante todo o tempo que lá estivemos a diversão e a música nunca pararam. Mas algo muito bom aconteceu. Eu estava um pouco tonta da cerveja e do vinho na altura, mas não me impediu de fazer o que tinha de fazer a seguir. Assim do nada o mestre falou, e todos sabem que quando o mestre fala, os outros ouvem. O mestre disse que estava na altura do baptismo que devia ter sido no dia anterior: o meu baptismo!

Como já disse, eu estava tonta, completamente distraída. Quando me apercebi estava à espera de permissão do mestre para começar a jogar Capoeira com os grandes. Joguei com todos os que quiseram jogar comigo, meia bêbada e sem o meu uniforme branco, a suar profusamente com o sol a queimar-me a cabeça, sem o som dos Berimbaus, e sem as palmas. Parece que estou a dizer que estas não foram boas condições para o baptismo, mas foram. Foi uma grande honra para mim, fiquei mesmo contente pelo tratamento especial. Estas pessoas são a minha outra família!

Quando tudo acabou, eu levantei-me, a precisar de cerveja e algo para comer, como um membro oficial da família Senzala com a alcunha de Maria do Bacalhau. Eu gosto do meu nome: é diferente, distinguível, totalmente original, e completamente engraçado. Não podia pedir mais.

O dia 7 acabou por chegar, o dia em que relutantemente tive de dizer adeus. Fui novamente até à AICEP dizer adeus às pessoas que me acolheram durante 6 meses para aprender e trabalhar. Foi muito bom voltar a vê-los a todos, mas mais uma vez fui dominada por uma sensação de vazio pois tinha de ir embora acontecesse o que acontecesse. E assim o fiz, com a promessa de voltar para os ver outra vez.

Antes do meu último treino em São Paulo, eu tinha de dizer adeus a algo que especial. Lembram-se de uma vez vos ter falado de um sítio altamente que tinha uma vista fantástica de São Paulo, no bairro de Pinheiros? Bem, eu fui lá e aquela vista não cansa. Lá eu disse adeus a São Paulo. Tenho muita pena disto, mas não posso mesmo dizer-vos o nome do meu lugar. Se quiserem visitá-lo digam-me que eu digo-vos como o encontram, caso contrário vai permanecer segredo.

Às 19h30 estava novamente na Academia. O treino naquele dia foi bom. O contra-mestre Toli deu a aula e, para além do Contra-mestre Baiano, éramos todos iniciantes na Capoeira, e jogar na roda foi diferente, no bom sentido. Aprendemos sempre com os mais experientes, mas também damos boas risadas e aprendemos imenso com os menos experientes. Estas pessoas são meus amigos e todos podemos crescer como Capoeiristas. Tenho de dar o meu carinho ao meu herói Lucas, à graciosa MaryHelen, e a sorridente Taty.

A noite não acabou, pois ainda tive a oportunidade de partilhar uma última pizza com estas pessoas.

Detesto dizer adeus, a sério, mas prefiro dizer adeus com a possibilidade de voltar a ver o pessoal outra vez e ser amiga deles até lá e para sempre, do que nunca ter tido a oportunidade de os conhecer. Portanto, para este pessoal, adeus por agora, a gente vê-se em breve!

O dia 8 foi o dia de pôr tudo dentro da mala, a maior parte coisas que não usei, só serviram para proteger os presentes. Comi qualquer coisa e percorri a cidade de São Paulo, de Jaguaré a Guarulhos, para apanhar o meu avião.

10 horas depois estava novamente em casa. Era inverno, então chegar cheia de frio! Tudo voltou ao normal e eu adaptei-me novamente.

Agora compenso as saudades a praticar Capoeira no Porto, e a partilhar novas experiências com outras pessoas que também são a minha família.

Fim da minha viagem ao Brasil.

Da próxima vez vamos falar de algo mais frio.

Até breve

Ana

Hello everyone.

I’m finally finishing my tale about my trip to Brazil. After that we can go forward with other themes, just to be different of course. I decided to put together the last three days in Brazil, because they are connected with each other.

Day 6, December 13th 2015, was an awesome Sunday I must say. The people of Capoeira, I have no idea how many we were, got together for a Barbecue outside in the master’s house. People started to arrive around noon, Lucas and I were the first ones, and started leaving around 11 p.m. So, almost 12 hours of doing a lot of things that were particularly fun. For starters, I met a Portuguese Capoeirista, living in Brazil, just visiting São Paulo that weekend. Even better, I met a Portuguese Capoeirista (a woman) working in Brazil for just 4 months, and almost returning to Amsterdam. Small world!

Then, I spread joy and satisfaction throughout anyone who tasted the wine I brought. No need to say that disappeared at light speed, but that only means it was good. I promised to bring some more next year. That’s right people, I’m going to Brazil again in December!

I had the chance to try some kind of salad, which name unfortunately I no longer recall – I remember now: Vinagrete -, and became addicted to it until I couldn’t eat it no more. It was absolutely delicious with bread. Something wonderful for someone that doesn’t care about body fat.

In the middle of it all, I cannot forget to mention the beer. Lots and lots of beer. I’m talking about several barrels filled with ice and beer bursting at the seams. The sun was way up high giving a sense of too much warmth and the beer made all the difference.

Then, one of our own, Toli, dedicated his time barbecuing some sausages and different kinds of meat. I don’t know what he put on that food, but every time something was ready, people would run to it, for it was tender, tasty and delicious. So as you can see we were all well fed.

During the time we spent there the music never stopped neither the fun of it all. But something great happened. I was actually a bit dizzy from beer and wine at the time, but that didn’t stop me for what I had to do next. Completely out of the blue, the master spoke, and everybody knows that when the master speaks, we all listen. The master said it was time for a baptism that should have been the day before: my baptism!

As I said, I was dizzy, completely alienated from everything. When I came to myself I was waiting for permission from the master to start playing Capoeira with the big boys. I played with everybody that would play with me, drunk and without my uniform, sweating profusely with the sun burning my head, without the sound of the Berimbaus, without the clapping. I know I’m sounding like these weren’t very good conditions for a baptism, but they were. It was a great honour for me, I was greatly touched for the special treatment. These people are my other family!

When it was all over, I rose up tired, needing some more beer and a piece of food, as an official member of the Senzala Family with the Capoeira nickname of Maria do Bacalhau (Codfish Mary). I like my name: it is different, distinguishable, totally original, and completely funny. I couldn’t ask for more.

Day 7 eventually came, and it was the day that I reluctantly had to say goodbye. I went to AICEP once more to say goodbye to the people that took me for 6 months, to learn and to work. It was really great to catch up with everyone, but once again the feeling of emptiness came for I had to leave no matter what! And so I did, with a promise that I would come back to see them again.

Them, before my last Capoeira workout in São Paulo, I had to say goodbye to something that I truly missed. Remember one time telling you about a great place that had the most awesome view of São Paulo, in the neighbourhood of Pinheiros? Well, I went there and that view never gets old. There I said goodbye to São Paulo. I’m truly sorry for this, but I really can’t tell you the name of my special place. If you want to visit it please tell me and I will tell you how to find it, otherwise it will remain a secret.

At 19h30 I was once again in the Academy. Training that day was very cool. Counter-Master Toli gave the class, and besides counter-master Baiano, the rest of us were all beginners in Capoeira, and playing the game that time was simply different in a very good way. You always learn with the most experienced ones, but you also learn and have a lot of laughs with the most unexperienced ones. These people are also my friends, and we can all grow together as Capoeiristas. I must give my special regards to some people, my Hero Lucas, my graceful MaryHelen, and my smiley Taty.  It’s a great prospect of future for me.

The night wasn’t over yet, for I had the chance to share one last pizza with these great people.

To say goodbye sucks, it truly does, but I prefer having to say goodbye with a possibility of seeing them once again, and remaining great friends until then and forever, then never having the chance to have met them at all. So, for you guys, goodbye for now, we will see each other again!

Day 8 was the day of putting everything inside my suitcase, most of the things I didn’t wear, they were just there to protect the gifts. Then, I ate something and covered the city of São Paulo, from Jaguaré to Guarulhos, to catch my plane.

Ten hours after I was home again. It was winter, I arrived freezing! Everything was coming back to normal, I had to adapt again and so I did.

Now I compensate everything by practising Capoeira in Porto, and sharing new experiences with these people that are also my other family.

The end of my trip to Brazil.

Next time let’s talk about something a bit colder.

I’ll see you

Ana

Published by

anavingada

I'm dreamer and a writer. Changing the world is my greatest ambition. I studied International Relations and I love everything related to the environment and animal species. I never miss a chance to travel feel the adrenaline of trying on new things. Dancing is my hobby and Capoeira is my passion. Chocolate and movies are my addictions. Life is a challenge! "Laughter is timeless, imagination has no age, and dreams are forever." Walt Disney

Leave a Reply

