Vadiação Senzala no Rio de Janeiro! / Vadiação Senzala in Rio de Janeiro!

Olá Pessoal. Esperam que o vosso fim de semana tenha sido bom. Aqui em São Paulo as temperaturas rondaram sempre os 30 graus durante o dia. Só faltava uma praia. O mais impressionante é que estamos no meio do inverno. Nem quero imaginar no verão.

Mas este não é o tema do dia!
No último post falei-vos do primeiro dia com os meus amigos capoeiristas no Rio. Agora deixem-me contar-vos o segundo dia.

Dormimos num quarto muito pequeno para quarto pessoas. Partilhámos a casa de banho. Eu dormi no chão, num colchão improvisado, dentro de um saco de cama que comprei especialmente para esse fim de semana, a um preço muito competitivo. O único problema era a impossibilidade de andar pelo quarto sem me pisarem. Tal não aconteceu felizmente!

Lá estava eu a dormir como morta, como me descreveram, quando o Lucas me abanou. Aparentemente eu disse-lhe algo do género: “Se me queres acordar, tens de te esforçar um pouco mais!” Não foi um problema para ele, ele saltou para cima de mim. Claro que acordei imediatamente! Lembrei-me do meu cão, Michael, que tem o mesmo hábito, de saltar em cima de mim até eu acordar, me levantar, e correr para a porta para o levar a passear. O Lucas só me queria acordar, e conseguiu. Só o queria matar!

Levámos uns 45 minutos para comer, pôr o quarto em ordem e prepararmo-nos para um bom sábado no Rio de Janeiro. Voltámos ao topo do morro de Santa Teresa, com a frente do Cristo a tomar conta de nós. No dia anterior chegámos atrasados, mas desta vez chegámos cedo, a maior parte das pessoas ainda não tinham chegado. Na realidade, estivemos quase uma hora e meia à espera dos mestres. Então estivemos a divertir-nos a tirar fotografias com toda a gente, a dizer piadas (o conteúdo não posso revelar!), e a curtir os momentos. É muito bom não precisarmos de fazer grande coisa para nos divertirmos. Todo o grupo é muito simples, divertido e mesmo muito simpáticos. Tal como disse no último post, não interesse se não conhecemos toda a gente, pois acabamos por falar com todos. Estávamos lá todos pela mesma razão, pela capoeira!

Enquanto o evento não começava, diverti-me imenso a fugir de um amigo, pois escondi a corda de contra-mestre dele, e ele estava ficar um pouco nervoso. Nestes eventos é obrigatório o uso da corda, portanto podem imaginar a situação. Quando lhe dei a corda ele prometeu-me um jogo de capoeira como desforra.

A manhã foi altamente! 300 pessoas na aula dos mestres do grupo Senzala, a mostrar do que éramos capazes. Tenho de confessar que fiz algumas coisa muito mal, então muitas vezes os contra-mestres, que treinam comigo durante a semana, tinham de vir ajudar-me.Mas alguns dos movimentos eram tão fixes que acabava o exercício e pedia-lhes para praticarmos durante a semana. A certa altura, o contra-mestre Kinho disse-me: “Portuga, faz uma lista dos movimentos, pois não consigo lembrar-me de todos!”

E depois houve roda. Não foi muito longa ou cansativa. Às 13h fomos almoçar. Eu, o Lucas, a Maryhelen, a Taty e o Wellington fomos almoçar a um restaurante simpático com uma vista altamente para a Favela do Rio.

Bem, posso dizer-vos que nos fartámos de comer! Fiquei com as batatas fritas todas para mim, e o Lucas adorou a carne. A Taty enfatizou que não podia comer muito, e a Maryhelen comeu, comeu, comeu. O Wellington passou grande parte do tempo a olhar para nós já que não estava a acreditar no quão loucos nós éramos. Mas divertiu-se, acredito!

Falámos como bons amigos que somos. Durante o almoço tive a sensação que vamos ficar amigos por um tempo considerável, mesmo em lados opostos do oceano.

Este dia continua noutro post, pois já está muito longo.

Até breve. A melhor parte do dia ainda está apara chegar.

Ana

Hello everybody. I hope you guys had a great weekend. Here in São Paulo the weather was an average of 30 degrees during the day. All that was missing was a beach. The most impressive thing about it all is that we are in the middle of winter. I can’t even imagine in summer.

But this is not our theme for the day!
On my last post I told you about my first day with my fellow capoeiristas in Rio. Now, let me tell you about the second day.

We slept in a room a bit small for four. We shared a bathroom; I slept on the floor, in an improvised mattress, inside a sleeping bag that I bought specially for this weekend, at a very competitive price. The only problem was the impossibility of walking around the room without putting a foot on me. That didn’t happen fortunately!

So there I was sleeping like I was dead, like they described me, when Lucas shook me up. Apparently I told him something like: “If you want to wake me up, you are going to have to work a bit harder than that!” No problem for him at all, he jumps right at me. Of course I woke up immediately! I remembered my own dog, Michael that has the exact same habit, of jumping on me until I wake up, get up and run towards the door to take him for a walk. Lucas only wanted me to wake up, and he was successful. I wanted to kill him!

So we took about 45 minutes to eat, put the room in order and get ready for a nice Saturday in Rio de Janeiro. We returned to the top of Santa Teresa Hill, with Cristo’s front watching over us. The day before we arrived late, but this time we arrived early, most of the people weren’t there. Actually, we stayed almost an hour and a half waiting for the masters. So, we had fun taking pictures with everybody, telling jokes, and just hanging around. It’s a good thing that we don’t have to do much to have fun. Everybody in the group is very simple, fun, and extremely friendly. Just as I said last post, It doesn’t matter if I don’t know everybody, because eventually I talk to everyone. We were all there for the same reason, for capoeira!

While waiting for the event to start, I had an immense time running from a mate, because I hid his rope of counter master, and he was getting a bit nervous. In these events you must have your rope, so you can imagine the situation. When I gave it to him, he said that we would play a game in the circle of capoeira as payback.

Our morning was awesome! 300 people taking class with the masters of Senzala group, showing of to anybody who looked. I must confess I did some things extremely bad, and sometimes counter masters that I knew, that train with me during the week, had to come over and help me. But some of the moves were so cool that I would finish the exercise and ask for us to practice them during the week. At some point, Counter Master Kinho told me: “Portuga, just make a list of the moves, I can’t just remember them all!”

And them we had a circle. Not a very long or tiresome one. At 13h we went to lunch. Me, Lucas, Maryhelen, Taty and Wellington went to lunch on this nice restaurant with an awesome view to Rio slum.
Well, I can tell you that we ate like crazy people. I kept all French fries to me, and Lucas loved the meat. Taty complained that she couldn’t eat much, and Maryhelen ate ate ate. Wellington just stood there looking at us, because he couldn’t believe how crazy we were. But he had fun, I truly believe!

We talked like very good friends that we are. During lunch I had this feeling, that we might all stay friends for a very long time, even on separate sides of the ocean.

This day continues on other post, because it’s already too long.

I’ll see you soon. The best part of this day is yet to come.

Ana

Published by

anavingada

I'm dreamer and a writer. Changing the world is my greatest ambition. I studied International Relations and I love everything related to the environment and animal species. I never miss a chance to travel feel the adrenaline of trying on new things. Dancing is my hobby and Capoeira is my passion. Chocolate and movies are my addictions. Life is a challenge! "Laughter is timeless, imagination has no age, and dreams are forever." Walt Disney

Leave a Reply

