Fim de semana na Favela / Weekend in the slum

Olá Pessoal!

Já passaram alguns dias e eu ainda estou com a agitação toda do último fim de semana!

Depois de uma roda de capoeira cansativa (de uma boa maneira), e muita cerveja com o pessoal depois do exercício, fui dormir, sabendo que teria de me levantar bem cedo para a minha próxima aventura. E assim o fiz! 7h30 lá estava eu a levantar-me. Tomei um banho rápido, caso contrário ia voltar para a cama! Comi um bom pequeno-almoço e fui ter com 4 pessoas da capoeira à paragem de autocarro.

40 minutos de viagem, adormeci, daí a surpresa quando saí do autocarro, olhei à minha volta e me apercebi que estava na favela. Perguntei: “Estamos perdidos? Apanhámos o autocarro errado ou algo assim?”
Responderam-me naturalmente: “Não. É aqui.”
“É aqui onde?” Não estava com medo nem nada do género, só um pouco surpreendida.
“Embu das Artes, Jardim Irene!”
“Onde raio é isso?!” Agora que observei o mapa é do lado esquerdo do rio, do lado do Morumbi, lá para a periferia, depois do Jardim Mirante, Jardim Casa Branca, Jardim Aurelio e mais um montes deles. Ponham Embu das Artes, Jardim Irene, SP no Google Maps, e vão descobrir onde é. Só pensava: “Espero sinceramente não me perder!”
Alguém nos veio buscar de carro.

É quase impossível descrever a favela! Tudo a cair e a degradar-se, lixo em todos os cantos, as ruas estreitas e desorganizadas, não há cuidado com nada, e existem animais abandonados por todo o lado. Quem me conhece sabe que este último detalhe quase me matou. Por mim, levava os animais todos comigo para casa, mas não podia, a casa não é minha!

A viagem não demorou muito. Saímos do carro em frente a um edifício alto onde todas as actividades culturais da zona decorrem. Lá, imediatamente me senti em casa, apesar da paisagem para lá das portas do edifício. Todos foram imensamente simpáticos! A melhor parte é que eu não conhecia algumas pessoas ali, e ao fim de 10 minutos estava a falar com toda a gente e a ajudar a preparar a comida para o dia, e a dançar e a cantar como se fosse de lá. É mesmo bom fazer parte de algo tão bom como isto.

Às 10 da manha a roda de capoeira e o baptizado dos mais novos começou. A roda terminou às 14h. A energia estava fantástica, ainda melhor do que da outra vez! Cantámos tão alto! No fim mal conseguia falar! Só posso agradecer ao pessoal, e ao Contra-Mestre Reinaldo pelo evento.

Mas não acabou depois da Roda. Claro que não! Juntámo-nos todos para comer churrasco e beber cerveja. Conheci pessoas novas, e estive até às 7 da tarde a tocar atabaque e pandeiro, a cantar letras que não conhecia, a dançar samba, jongo e toda a dança que me conseguisse lembrar.

Foi muito bom, divertido! Acabei o dia / noite na Vila Madalena a beber mais cerveja e a dançar samba ao som de uma banda no meio da rua. Que dia!

Até breve.

Ana

Hi Guys!

Some days had passed, and I’m still shaking about this past weekend!

After a tiring (in a good way) circle of capoeira, and lots of beer with mates after workout, I went to sleep, knowing that I would have to wake up quite early for my next adventure. And I did! 7h30 there was I getting up. I took a quick bath to wake up, otherwise I would have just gone back to bed again! Ate some good breakfast and went to meet with four mates from capoeira in the bus station.

40 minutes ride, and fell asleep, hence the surprise when I got out of the bus, looked around and noticed that I was in a slum. I asked: “Are we lost? Did we catch the wrong bus or something?”
They answered me very naturally: “No. It’s here.”
“Here where?” I wasn’t afraid or anything, just a bit surprised.
“Embu das Artes, Jardim Irene!”
“Where the hell is that?!” Now that I observed the map it’s on the left side of the river, Morumbi side, way in the periphery, after Jardim Mirante, Jardim Casa Branca, Jardim Aurelio and an all bunch of them. Just put Embu das Artes, Jardim Irene, SP in google maps, and you will find it. All that I could think of was “I sincerely hope I don’t get lost!”
Somebody came to pick us up by car.

The slum is almost impossible to describe! Everything is falling and degrading, there’s garbage in every corner, the streets are narrow and disorganized, there’s no care about anything, and there’s stray animals everywhere. Who knows me, also knows that this last detail nearly killed me. For me I would have taken all the animals and brought them home, but I couldn’t.

The trip didn’t take long. We got out of the car to face a tall building, where every cultural event takes place. There, I immediately felt at home, despite the landscape outside those doors. Everybody was immensely nice! The best part is that I didn’t know some of the people there, and after 10 minutes I was talking to everyone and helping prepare the food for the day, and dancing and singing like I was one of them. It’s really great to feel part of something as good as this.

At 10 a.m. the circle of capoeira and the baptism of the young ones started. The circle was finished around 14 p.m. The energy was fantastic, even better then the last time! We sang so loud! In the end I could barely talk! I could only thank to my mates, and the Counter Master Reinaldo for such an event.

But it wasn’t over after the circle. Of course not! Everybody got together to eat barbecue and drink beer. I talked with some new people, and then I stayed until 7 p.m. playing atabaque and pandeiro, singing lyrics I didn’t know, dancing samba, jongo and every other dance I could remember.

It was nice, very nice! I finished my day in Vila Madalena drinking more beer and dancing samba to the sound of this band in the middle of the street. What a day!

See you!

Ana

Published by

anavingada

I'm dreamer and a writer. Changing the world is my greatest ambition. I studied International Relations and I love everything related to the environment and animal species. I never miss a chance to travel feel the adrenaline of trying on new things. Dancing is my hobby and Capoeira is my passion. Chocolate and movies are my addictions. Life is a challenge! "Laughter is timeless, imagination has no age, and dreams are forever." Walt Disney

Leave a Reply

